fbpx

Olhando o passado, escrevendo o futuro: A escrita da ficção histórica

com Bruna Meneguetti

O passado reescrevendo o presente. Um panorama sobre o que é a ficção histórica e como os escritores podem se aventurar por este registro literário

Investimento

R$ 390,00

R$290,00

(promocional)

O que você aprenderá
>> O que é um romance, um conto e um poema histórico? 

>> Investigando o gênero: de que forma o romance histórico se modificou ao longo do tempo?

>> Quais os desafios e clichês de um texto de ficção histórica?

>> Desenvolvimento da pesquisa: por onde começo e quando saber a hora de parar?

>> Pesquisa finalizada: como selecionar e colocar os dados coletados na ficção?

>> Investigando o gênero: como misturar a ficção histórica a outros registros literários e criar textos híbridos? 

>> ENCONTRO 1

Na primeira aula vamos falar sobre os pioneiros no romance histórico no Brasil e no mundo. Além de entender como esse gênero se formou, vamos abordar quais são os elementos que categorizam um romance histórico e de que maneira podemos encontrá-los em contos e poemas.

 

>> ENCONTRO 2

Na segunda aula, analisaremos exemplos de contos históricos ou as chamadas histórias em fatias. Também identificaremos elementos históricos na composição de poemas e dentro de obras de diversos gêneros literários, até mesmo nas de ficção científica. Desse modo, os alunos poderão entender como os elementos do passado podem servir de fonte de inspiração para os escritores das mais diversas áreas.

 

>> ENCONTRO 3

Na terceira aula, aprofundaremos em como a ficção histórica se modificou ao longo do tempo (diferenças entre o velho e o novo romance histórico latino-americano) e em que patamar o gênero se encontra hoje em dia. Falaremos sobre os autores contemporâneos que escrevem dentro desse registro literário ou cujas narrativas conversam, em alguns momentos, com o passado. Por último, entenderemos como os escritores realizam suas pesquisas e em quais fontes buscam informações.

 

>> ENCONTRO 4

Na última aula do curso, continuaremos o debate sobre os processos e desafios da pesquisa histórica para a formação de uma obra literária. Ou seja: qual o momento de parar a pesquisa e como saber o que implementar na ficção? Analisaremos exemplos de dados históricos mal e bem empregados nas narrativas, além de falarmos sobre clichês, incongruências históricas e o limite da invenção quando trabalhamos com dados reais. Por fim, faremos uma leitura do exercício proposto na aula anterior, em que os alunos desenvolverão uma curta narrativa de ficção histórica.

Público-alvo

Escritores que consideram já ter uma noção básica de como escrever um texto literário. Pessoas que se interessem pela escrita de romances, contos e poemas históricos, e que desejam se aprofundar nas características desse gênero. +18 anos

Oficina Online

com 8 horas de duração

4 encontros de 2 horas

Datas: 08/04, 15/04, 22/04 e 29/04

Horário: das 20h às 22h.

 Bruna Meneguetti é jornalista e escritora. Possui dois romances históricos: O céu de Clarice (Amazon, 2017) e O último tiro da Guanabara (Editora Reformatório, 2019), com o qual ganhou o edital da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para auxiliar em sua produção e publicação. Bruna também é coautora do livro reportagem Corações de Asfalto (Editora Patuá, 2018) e colaboradora do Aliás, suplemento literário do jornal O Estado de S. Paulo. Já ministrou aulas e palestras em instituições como Sesc, Casa Guilherme de Almeida, Faculdade Cásper Líbero, Festa Literária Internacional da Mantiqueira e programação paralela da FLIP.

A Oficina será ministrada em uma sala do Zoom e a senha da sala será enviada até 2 dias antes do início das aulas.